quinta-feira, 14 de março de 2013

SIGNO, SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO


                            SIGNO, SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO



O fundador da linguística moderna chama-se Ferdinand de Saussure. Ele trouxe novos caminhos para a linguística, graças ao seu estudo sobre a língua e a fala. Para ele, a língua foi imposta ao indivíduo, enquanto a fala é um ato particular.

Língua é um sistema de signos convencionais usado pelos membros de uma mesma comunidade. Em outras palavras: um grupo social convenciona e utiliza um conjunto organizado de elementos representativos.

A soma “língua + fala” resulta na linguagem.


Outro aspecto básico da doutrina saussuriana é a do signo linguístico:

 

O signo é o resultado de: significante + significado.


Signo = significante + significado.

 
Significante: Imagem acústica ou manifestação fônica do signo.

 

 

                      

 Significado: Valor, sentido ou conteúdo semântico de um signo lingüístico.

 

 

 
Toda palavra que possui um sentido é considerada um signo linguístico.

Um signo lingüístico é um elemento representativo com dois aspectos: um significante e um significado, unidos num todo indissolúvel. Ao ouvir a palavra árvore, você reconhece os sons que a formam. Esses sons se identificam com a lembrança deles que está presente em sua memória. Tal lembrança constitui uma verdadeira imagem sonora armazenada  - é o significante do signo árvore. Ao ouvir essa palavra, você pensa num "vegetal lenhoso cujo caule, chamado tronco, só se ramifica bem acima do nível do solo, ao contrário do arbusto, que exibe ramos desde junto ao solo". Esse conceito, que não se refere a um vegetal particular, mas engloba uma ampla gama de vegetais, é o significado do signo árvore - e também se encontra armazenado em sua memória.
 


 

 O signo árvore, portanto, relaciona-se com dois dados de sua memória: uma imagem acústica, correspondente à lembrança de uma seqüência de sons - o significante - e um conceito, um dado do conhecimento humano sobre o mundo - o significado.

O significado dos signos linguísticos é um conjunto complexo de informações acumuladas ao longo da história das comunidades humanas. Isso quer dizer que utilizar uma determinada palavra da nossa língua é, na verdade, fazer ecoar por meio dela todo um processo histórico de formação de conceitos sobre a vida e sobre o mundo.

 O significado do signo árvore, por exemplo, vai muito além do conceito de "vegetal lenhoso": há muitos valores simbólicos e ideológicos que se podem associar a esse signo (em várias mitologias, a árvore é símbolo da vida; em tempos de movimentos ambientalistas ativos como os nossos, a árvore é um símbolo da preservação das matas); há também valores que só se conseguem definir na efetiva interlocução (imagine todo o conjunto de sentidos que a palavra árvore assume numa conversa entre donos de madeireiras sobre a extração de mogno).



 

Nenhum comentário: